Índice
Inicio
Instruções preliminares
Suporte do Espelho Primário
Suporte do Espelho Secundário
Focalizador
Suporte da Buscadora
Base dobsoniana
Tubo Principal
Tampa para o tubo principal
Luneta Buscadora
Retículo para alinhamento de mira
Alinhador Laser
 
Links úteis
contato por email
Siga me no twitter : @jair__pedro
 
Outros Sites
Construção de um telescópio refletor de 180 mm


Suporte do espelho primário




Nessa sessão :
  • Introdução
  • Materiais
  • Ferramentas empregadas
  • Procedimento



    Introdução voltar para o topo


    O Suporte do espelho primário é um conjunto formato por dois discos de madeira, separados por molas e parafusos de modo que girar as porcas dos parafusos faça o espelho se inclinar, permitindo ajustar o alinhamento.
    No caso de espelhos até 200 mm ou 230 mm de diâmetro, o apoio para colar o espelho é feito em três pontos eqüidistantes, as cabeças dos parafusos.
    No caso de espelhos maiores, a quantidade de pontos de apoio deve ser aumentada, tornando-se bem mais complexa, sob pena de surgir astigmatismo do espelho.
    Se estiver montando um telescópio maior, pesquise muito antes de construir esse suporte

    O meu suporte é baseado no sugerido no site do Sebastião Santiago. A única modificação que fiz foi providenciar três furos no disco maior para facilitar a colocação e retirada do conjunto. Não menospreze essa mudança...você vai perceber a falta que faz esses três furos na hora de montar /desmontar o conjunto no tubo principal. :-)
    Os três furos também ajudam a circular ar e reduzir a turbulência dentro do tubo em noites instáveis.

    Outra mudança que fiz, foi criar um terceiro disco, no mesmo diâmetro do disco maior para proteger a porcas do ajuste de alinhamento. Em princípio, esse terceiro disco era para evitar que meus dois filhos pequenos acessassem esses parafusos desalinhando o espelho ou mesmo soltando a porca por completo, o que faria o disco de diâmetro menor se soltar junto com espelho. Depois, essa tampa se mostrou útil também para evitar a entrada de poeira no tubo.
    Um efeito colateral dessa tampa é que ela obriga ter mais 5cm no tubo principal.Também pode ser necessário removê-la durante o uso do telescópio, para que o ar entre por baixo do cano e reduza a turbulência no interior dele.

    Existem duas dificuldades nessa tarefa:
  • Cortar o disco no tamanho correto e no formato circular. Como eu não tinha as ferramentas apropriadas, pedi a um marceneiro para cortar pra mim.

  • Fazer os furos para os parafusos perpendiculares em relação a madeira e paralelos entre sí. Na sessão "Preliminares" explico o macete para conseguir isso caso você não tenha um furadeira de bancada.


    Antes de comprar as parafusos e as molas, atente-se também para os detalhes abaixo.
    Pode acontecer de a mola ser muita estreita ou o parafuso ser muito largo, fazendo que a mola se prenda as ranhuras do parafuso quando se solta a porca borboleta. A solução para isso é óbvia :-) ... Usar parafusos mais finos ou uma mola mais larga.


    Materiais voltar para o topo

  • Cerca de 50cm quadrados de compensado com 15mm de espessura (20 cm quadrados para cada um dos discos).
    Se for fazer a tampa do tubo, considere mais 20cm quadrados de compesado
  • 3 parafusos com cerca de 75mm de comprimento. A cabeça desses parafusos deve ser em meia lua (veja nas fotos mais abaixo). Não testei mas imagino que cabeças sextavadas, sendo angulosas, possam com tempo “ferir” a parte de baixo do espelho.
  • 3 molas. Eu usei molas de tesoura de poda Tramontina. São resistentes, inoxidáveis e exercem uma boa pressão.
  • 3 arruelas para cada parafusos (9 arruelas no total). Essa arruelas devem ter um furo tal que permita aos parafusos passar com folga por elas.
  • 3 porcas borboleta para os parafusos(veja nas fotos mais abaixo).
  • 1 tubo de cola de silicone
  • 3 parafusos como mais ou menos 30mm de comprimento. Esses parafusos serão usados para fixar o suporte no tubo.
  • Se for fazer a tampa do tubo, compre mais três parafusos para prendê-la.




    Ferramentas voltar para o topo

  • Serra tico-tico ou serra de rodear. eu não tinha nenhuma das duas, então pedi a um marceneiro para cortar os discos para mim.
  • Furadeira e brocas
  • 1 lixa 80 e uma lixa 150
  • cerca de 100ml de seladora. Não usei thiner.
  • Uma bucha de estopa para aplicar a seladora
  • Compasso
  • Régua ou metro
  • Nível (opcional)




    Instruções voltar para o topo

    Corte um disco de compensado no diâmetro do espelho (180 mm).
    Corte um disco de compensado do diâmetro interno do tubo (196 mm).


    Dica : Para fazer isso, veja dicas de recortar círculos em na sessão “preliminares”.
    ..



    Usando o compasso, faça um circulo de 130 mm de diâmetro nos disco de 180mm.
    Marque três pontos a 120º graus de distância cada um (três partes iguais).


    Dica : Para fazer isso, veja o procedimento descrito na sessão “preliminares”.
    ..



    Nesses pontos serão feitos os furos para os parafusos.
    Repita  o mesmo procedimento, com a mesma abertura do compasso, no segundo disco de madeira. Use a mesma abertura porquê os furos de um disco têm que coincidir com os furos do outro, lembra?
    Confira se está tudo Ok e faça com a broca os furos nos locais marcados. No disco de 180mm os furos devem ser num diâmetro que permita ao parafuso passar apertado, rosqueando.
    No disco maior os furos devem permitir que os parafusos passem folgados. No futuro, quando for alinhar o espelho, os parafusos deslizarão por esses furos no disco maior, empurrados pelas molas.
    É muito importante que esses furos sejam perpendiculares à superfície da madeira e paralelos entre si. Na sessão "Preliminares" descrevo o macete para conseguir isso se você não tem uma furadeira de bancada.

    Coloque os parafusos no disco menor. Do lado oposto, coloque uma arruela, a mola e outra arruela. Essa arruela visa somente evitar que mola desgaste a madeira com o passar do tempo, pois notei que o compensado é bem macio. Coloque o disco maior, outra arruela e prenda com as porcas borboletas.

    Teste o conjunto.
    Verifique que quando você aperta a borboleta, o disco menor vai se inclinando aos poucos para o lado apertado. Ao soltar a borboleta, o disco menor deve ir se afastando aos poucos do disco maior, sem dar trancos.
    Se tudo estiver bem, desmonte o conjunto e vamos fazer agora os furos laterais no disco maior, onde serão colocados os parafusos que o prenderão ao tubo principal do telescópio.
    Use o procedimento com o compasso para marcar três pontos a 120º de forma que esses pontos fiquem mais ou menos no meio da distância entre dois dos furos onde colocou os parafusos de ajuste.
    Trace uma reta partindo do centro da circunferência, passando pelos pontos que você marcou e prolongue-o até a borda do disco.
    Coloque o disco numa posição perfeitamente horizontal, usando o nível (se tiver um) para assegurar isso.
    Monte um pêndulo, um barbante com um peso na ponta. Coloque o barbante começando do centro e passando exatamente sobre o traço que você vez e trace com um lápis uma linha paralela a esse barbante na lateral da madeira e marque o local exato do furo no meio madeira.

    Esse furo é chato de ser executado. Vale a mesma dica da sessão "Preliminares" para conseguir furos certinhos.


    Nessa altura do trabalho o suporte deverá estar assim :



    Agora só falta fazer os furos para facilitar segurar o conjunto e ajudar na aclimatação do telescópio, evitando turbulência no interior do tubo.
    A turbulência é provocada por variações entre a temperatura do ar dentro do tubo e no ambiente. Com a turbulência, as imagens ficam tremendo, como quando olhamos o asfalto à distância num dia muito quente. Veja a foto de como são esses furos.





    Esse furo é feito com uma serra copo pequena ou com uma broca grossa.... o diametro deles é de mais ou menos uns 3 ou 4 cm . Faça os à cerca de 4cm do centro da circunferência.

    Caso você vá fazer a tampa, o procedimento é o mesmo usado no disco maior, exceto que ela só precisa dos furos laterais de fixação. Na sessão que descrevo a construção do tubo, explico em detalhes como fixar a tampa e suporte.

    O aspecto final da tampa pode ser visto na fotografia abaixo





    Desmonte o conjunto, lixe com a lixa 80 e lixa 150 e aplique a seladora, deixando secar por cerca de 15 minutos. Se achar necessário, lixe novamente com a lixa 150 ou uma mais fina, e aplique mais algumas demãos.



    Dica : Aplique várias demãos de seladora para impermeabilizar o disco de madeira.
    Assim quando precisar lavar o espelho (a cada 1 ou 2 anos) não precisará retirá-lo dos discos de madeira, já que eles estarão impermeabilizados.




    .
    .
    Para colar o espelho, antes proteja a superfície espelhada dele.
    Usando fita adesiva, cole um papel toalha sem contato com o a superfície espelhada, fixo somente nas bordas não polidas do mesmo. Isso evita que poeira, dedos sujos ou qualquer outra sujeira caia sobre ele.


    Importante : Apesar do procedimento de colagem do espelho estar descrito aqui, não cole o espelho ainda pois mais a frente, na construção do tubo, você precisará tomar algumas medidas e se o espelho já estiver fixado, corre o risco de danificá-lo.





    Tomadas as precauções, monte o conjunto com as molas e parafusos.
    Faça três “montinhos” com a cola de silicone sobre as cabeças dos parafusos e coloque cuidadosamente o espelho sobre esses montinhos, tomando o cuidado de centralizá-lo com o disco de 180mm.
    Na foto abaixo, veja o aspecto da cola sobre a cabeça do parafuso, entre o disco de madeira e o espelho:





    Leve o conjunto para um local protegido e plano (para evitar que o espelho escorregue antes da secagem) e deixe de um dia pro outro para a cola secar completamente.

    Na verdade, a cola de silicone demora algumas horas para secar, mas resista a tentação de ficar manipulando o espelho. Se o espelho descentralizar, você terá que removê-lo usando uma faca para cortar o silicone. Como não tive esse problema, desconheço se tem algum risco no procedimento.

    Voltar ao topo da página voltar para o topo

  • Sessão anterior Aprenda com meus erros Próxima Sessão