Índice
Inicio
Instruções preliminares
Suporte do Espelho Primário
Suporte do Espelho Secundário
Focalizador
Suporte da Buscadora
Base dobsoniana
Tubo Principal
Tampa para o tubo principal
Luneta Buscadora
Retículo para alinhamento de mira
Alinhador Laser
 
Links úteis
contato por email
Siga me no twitter : @jair__pedro
 
Outros Sites
Construção de um telescópio refletor de 180 mm


Suporte do espelho Secundario (Aranha)




Nessa sessão :
  • Introdução
  • Materiais
  • Ferramentas empregadas
  • Procedimento



    Introdução voltar para o topo

    O suporte do secundário, também chamado de aranha, deve permitir pequenos ajustes de rotação, altitude e de inclinação.

    Nesse projeto, a parte onde o espelho secundário será colado pode ser girada em até 360º e rebaixada ou levantada em vários centímetros, compensando qualquer erro de posicionamento em relação ao furo do focalizador e auxiliando na hora da colimação (alinhamento dos espelhos);
    Ela também pode ser inclinada para cima ou para baixo em cerca de 15º ou mais.

    Antes de passar a descrição da construção, veja na figura abaixo uma visão explodida dessa peça:



    A mecânica dessa aranha é:

    A mola, apoiada numa arruela que fica na cabeça do parafuso de suporte e na arruela convexa colocada dentro do PVC com corte em 45º graus está sempre empurrando esse conjunto para cima, mas os três parafusos de ajsute de inclinação impedem que o conjunto suba.

    Girando um dos parafusos permitimos que um dos três lados desse suporte suba ou desça, conforme a necessidade, dando o movimento de inclinação.

    O parafuso maior (chamado de “parafuso de suporte”) pode ser apertado ou afrouxado, permitindo assim descer ou levantar o a parte onde está colado o espelho.

    Finalmente, podemos girar com as mãos a parte onde está colado o espelho para qualquer lado que for necessário.

    No dia a dia, a pressão da mola é tal que o conjunto não gira sozinho de forma alguma.

    Materiais voltar para o topo

  • 1 pedaço de 45 mm de tubo PVC marrom de 32 mm para construção da parte onde será colado o espelho.
  • 1 pedaço 30mm de tubo PVC marrom de 32 mm para construção da parte onde serão presos os suportes.
  • 30 cm de vareta roscada. Essas varetas são "parafusos sem cabeça" com comprimento de que varia de 50 cm à um 1 metro e são encontradas nas sessões de telhados ou de ferragens nos depósitos de materiais de construção. Compre da mais fina que puder encontrar.
  • 3 canudinhos de refrigerante que encaixe sem sobra na vareta roscada. Servem para cobrir as ranhuras da rosca e evitar difração da luz.
  • 1 parafuso com 75mm de comprimento (para pendurar a parte onde o espelho fica colado na parte onde ficam as varetas roscadas).
  • 3 parafusos de aperto manual com cerca de 50 mm de comprimento. Eu não conseguí achar parafusos de aperto manual na época, então usei parafusos do tipo allen, que tem a cabeça grande o suficiente para serem apertados com as mãos. De forma alguma use um parafuso que precise de ferramenta para ser apertado. Se a ferramenta escapar das suas mãos vai cair direto em cima do espelho primário.
  • 1 arruela comum para o parafuso acima. Será usada para garantir a pressão da mola.
  • 1 arruela de 29mm de diâmetro (será encaixada por dentro do tubo de PVC de 32 mm). Essa arruela é ligeiramente côncava-convexa e é usada em pregos para telha de amianto, para cobrir uma arruela de borracha.
  • 1 arruela de 32 mm de diâmetro. Será colocada por cima do tubo de PVC de 32mm, portanto, deve ter o mesmo diâmetro que o tubo ou ser um pouco maior. Se for mais larga que o tubo poderá gerar obstrução desnecessária de luz. Servirá para receber a pressão dos parafusos de ajuste, evitando que a pressão deles caia sobre a arruela colada por dentro do tubo.
  • 1 mola de tesoura de poda Tramontina. Só será usada metade da mola. Guarde a outra metade para usar no suporte da buscadora.
  • Cola de silicone
  • Cerca de 100 ml de tinta preto fosco


    Ferramentas voltar para o topo

  • Serra em arco, para cortar o PVC e as varetas roscadas
  • Furadeira e broca para fazer os furos no PVC
  • Régua ou metro, para as medições
  • Lapis, para riscar os locais a furar e cortar
  • Compasso para fazer as divisões em três partes iguais
  • Transferidor (opcional) para conferir o corte em 45 graus


    Procedimento voltar para o topo

    Serre um pedaço de 45mm de um cano PVC de 32mm. Na verdade, depois vamos reduzir um pouco esse tamanho, mas como o corte em 45 graus costuma dar trabalho, essa dimensão dá uma margem de manobra em caso de erro.

    Uma das pontas desse cano precisará ser serrada em 45 graus.

    No desenho abaixo, o triângulo em vermelho é a parte que será removida.



    Note que o ângulo A é um ângulo reto (com 90º). O ângulo B tem 45º por definição (é isso que queremos fazer, lembra? Um corte em 45º.), logo, o ângulo C também tem 45º, já que a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dá 180º.
    Isso significa que os lados CA e BA são iguais.
    Sabemos que CA tem 32 mm (é o diâmetro do cano); Então para obter o corte em 45º basta medir 32mm da borda do cano (lado BA), marcar e traçar a diagonal ligando o ponto B a C, que é a hipotenusa do nosso triangulo imaginário.

    Infelizmente, na prática dá um certo trabalho traçar essa diagonal no cano redondo; E ainda mais de trabalho para serrá-la usando apenas uma serrinha em arco.

    É possível montar uma ferramenta para fazer esse corte, mas não compensa construir ou comprar uma ferramenta para isso, pois será usada apenas uma vez. Tem umas serras usadas para cortar azulejo que tem uma guia na qual se seleciona o ângulo a cortar. Se você tem um amigo azulejista ...

    Depois que cortar, lixe a borda, e confira se o corte foi bem feito.
    Uma pequena variação seria tolerável, já que nossa aranha permite ajustar a inclinação, mas não se atenha a isso. Tente obter o melhor corte que puder, pois ao colar o espelho poderá gerar mais alguma variação. Sempre será possível corrigir erros dessa fase ajustando os três parafusos de inclinação, mas dependendo do tamanho da variação, você poderá obstruir alguns milímetro que deveria ser usados para passagem da luz.

    Recorte agora um anel do PVC marrom medindo cerca de 0,5 cm de largura e rache-o, eliminado uma fatia de mais ou menos 1 cm. Esse anel precisa ser encaixado e colado dentro cano com o corte em 45º, mas rente ao lado reto do cano. Cole o anel e espere cerca de 15 minutos para secar.
    Encaixe a arruela de 29mm de diâmetro por dentro do cano até se apoiar no anel e pingue algumas gotas de cola para evitar que ela saia do lugar.

    Abaixo um desenho da operação que acabei de descrever:



    Corte a mola em duas partes iguais e guarde a outra metade para usar no suporte da buscadora.

    Encaixe a arruela comum e a metade da mola no parafuso de suporte e passe o parafuso pelo conjunto.
    Teste a pressão da mola e certifique-se de que a cabeça do parafuso não vai ficar forçando as costas do espelho secundário...Foi para evitar isso que a mola foi cortada em dois pedaços.

    Guarde essa parte e vamos passar a construção do suporte onde serão fixadas as varetas de sustentação.

     

    Corte três segmentos de aproximadamente 10 cm da vareta roscada.

    Comentário: Fiquei reticente em usar as varetas roscadas porque temia que pudesse provocar franjas nas imagens, mas isso não aconteceu; Por garantia revesti as varetas com canudinhos de refrigerante, pintados de preto, que cobrem as franjas da rosca.

    Em muitos sites da Internet são usadas chapas metálicas para fazer pequenas vigas para prender as aranhas. Se usar esse material, tenha em mente que elas precisam ficar perfeitamente paralelas com o tubo principal (e conferir isso dá bastante trabalho), pois se ficarem meio de lado, vão aumentar a obstrução de luz. Usar essas chapas só se justifica, na minha opinião, no caso de espelhos primários muito grandes, onde uma vareta circular teria de ser muito grossa para não ceder ao peso do conjunto.

    Li em no site do observatório Phoenix uma sugestão bem interessante de usar raios de roda de bicicleta para a sustentação, mas quando li isso eu já tinha terminado o telescópio e não quis mexer na aranha...Eu ia precisar fazer outro suporte, visto que os raios de roda de bicicleta são bem mais finos que as varetas que empreguei. Acho que eu ia precisar também de uma tarracha para fazer roscas nas extremidades externas dos raios e não tenho essa ferramenta.

    Ainda vou estudar melhor o assunto, mas acredito que usar raios de bicicleta seria muito vantajoso por reduzir a obstrução e aumentar a captação de luz do telescópio.

    Recorte um segmento de 30 mm de cano PVC.

    Nesse segmento serão parafusadas as varetas de fixação.

    Minha idéia inicial era encaixar por dentro desse segmento um toco de cabo de vassoura ou uma “rolha de madeira”, feita com a serra copo; Mas quando fiz essa peça eu não tinha nenhum cabo de vassoura disponível e era madrugada ... eu não podia me dar ao luxo de usar a furadeira naquela hora e despertar a fúria de vizinhos sonolentos... eles poderiam não ter muita compressão com os nobres objetivos astronômicos de um barulho de 100 decibéis às 3 horas da manhã. :-)

    Então, em vez de encher o PVC com madeira, eu o enchi com sucessivas rodelas PVC e precisei aquecer as mais internas em água fervente para conseguir encaixá-las.
    Além de não acordar os vizinhos, o conjunto ficou mais leve e foi mais fácil de fazer os furos com a perfeição que peça exige.

    O resultado, antes do acabamento, você pode ver abaixo :





    Independente do enchimento, agora será necessário:

  • Fazer três furos a 120º graus de distância nas laterais dele para fixar as varetas de sustentação. Veja a dica de como fazer isso na sessão preliminares.
  • Fazer um furo central, para passar o parafuso onde será pendurado o suporte com o espelho colado; Na verdade, como preenchi com rodelas de PVC, simplesmente parei o enchimento quando o furo central se tornou da largura do parafuso de suporte.
  • Fazer três furos a 120º graus de distância um do outro, ao lado do furo central e não coincidentes com os furos das laterais. Nesses três furos serão colocados os três parafusos de ajuste de inclinação.

    Para o ajuste de inclinação, eu usei três parafusos tipo Allen porque não consegui parafusos de aperto manual e a cabeça deles é grande o suficiente para serem rosqueados com as mãos, sem usar ferramentas.

    A estética ficaria melhor usando parafusos mais finos, mas DE FORMA ALGUMA use parafusos que precisem de ferramentas para serem apertados. Pense que na hora do ajuste, se uma ferramenta escapar das suas mãos vai cair direto em cima do espelho primário. Isso vai te entristecer muito, eu garanto.

    Todos esses furos são difíceis de fazer pela precisão que exigem.
    O furo central e os três furos dos parafuso de ajuste precisam ser paralelos entre si.
    Os furos na lateral precisam ser paralelos em relação à “superfície” do suporte para que não fique torto na hora da montagem.

    O macete, conforme foi explicado na sessão “preliminares”, é fazer furos com brocas finas e ir alargando e corrigindo erros de inclinação a cada alargamento.

    Feitos os furos, teste rosquear as varetas de sustentação. Elas criarão a rosca no PVC, mas não aperte demais, sob pena de espanar o buraco e perder sustentação.

    Para montar o conjunto, veja o desenho do projeto no começo dessa página.

    Antes de colar o espelho, você precisará pintar todas as peças de preto fosco.

    Com relação às varetas, vista-as com os canudinhos pintados de preto.

    Importante: Descrevo o procedimento de colagem do espelho abaixo, mas não cole o espelho ainda pois mais à frente, na construção do tubo principal, você precisará tomar algumas medidas e se o espelho já estiver fixado, corre o risco de danificá-lo.

    Para colar o espelho, primeiro proteja a superfície espelhada dele, colando um papel toalha com adesivos na borda não polida, sem que o papel encoste na superfície espelhada, e prepare um local onde o conjunto possa ser deixado por 24 horas, bem apoiado, para não sair da posição.

    Antes de colar o espelho você precisará passar o parafuso de 75mm pela mola e pela arruela de 32 mm, colada dentro do cano.

    Abaixo uma foto da aranha instalada no tubo principal. O aspecto esbranquiçado é poeira de materiais que eu estava lixando por perto.



    Voltar ao topo da página voltar para o topo

  • Sessão anterior Aprenda com meus erros Próxima Sessão